Promover mais saúde, conexão com nossa essência, produtividade, bem estar e qualidade de vida no geral, esses são os principais benefícios da arquitetura biofílica.
O termo se popularizou através de Edward Wilson, que acredita que nos, seres humanos, temos uma ligação genética com a natureza. É provável que seja pelo fato de que 99% da nossa historia não vivianos em grandes centros urbanos, e sim convivendo intimamente com a natureza.
Biofilia é a necessidade que sentimos de estarmos em contato, interagir, e nos relacionarmos com a natureza, afinal, 90% do nosso tempo passamos em ambientes fechado.
O termo Biofilia vem do grego bios, que significa vida, e philia, amor, resultando em ''amor pela vida''.

Escritório IT’S Biofilia / IT'S Informov - Alexandre Oliveira – Jafo Fotografia
O que é Arquitetura Biofílica?
A Arquitetura Biofílica ou Design Biofílico, tem como proposta levar elementos da natureza para ambientes fechados. E isso pode ser feito através de luz natural, jardim verticais, plantas, fontes de água, hortas, flores, entre outras possibilidades.

Escritório da Amazon, EUA, desenvolvido com diversos elementos da Arquitetura Biofílica
Conheça os benefícios da Arquitetura Biofílica
Os benefícios são inúmeros: ajuda a reduzir o estresse, aumenta a sensação de bem estar, e estimula a criatividade. Além de aumentar a produtividade em ambientes corporativos, ser mais rentável em ambientes de comércio, reduzir o tempo de internação em hospitais, e ajudar na concentração de alunos em ambientes educacionais.
De acordo com um relatório, produzido pela Human Spaces,“O impacto global da biofilia no espaço de trabalho”, aumenta a sensação de bem-estar com locais verdes em 15%, enquanto a produtividade sobe 6% e a criatividade também 15%.

Loja da Apple em Macau – Projeto Foster & Partners
Essa pesquisa da, Human Spaces, também aponta quais são os cinco elementos mais desejados dentro dos escritórios, são eles: iluminação natural, plantas e flores em geral, ambiente silencioso e tranquilo, vista para o elemento água, como mar ou lagos e, por último, cores fortes e vibrantes. Eis um bom caminho para iniciar o projeto de arquitetura biofílica dentro das corporações.

Sede da Amazon, Seattle, EUA
Por outro lado, um espaço sem qualquer elemento natural pode causar um efeito negativo na vida e na saúde das pessoas. E, consequentemente resultar em diminuição no desempenho profissional e na produtividade dos colaboradores, o que impacta diretamente nos resultados das empresas.
Para finalizar, é importante ressaltar que todo projeto bem elaborado de arquitetura ou design biofílica traz melhores resultados também do ponto de vista financeiro para as organizações. Porque o verde, além de levar beleza, melhora a qualidade de vida das pessoas e elas trabalham mais felizes e produtivas.
Comments